“Eu creio no cristianismo, assim como creio que o sol se levantou; não porque eu o vejo, mas porque por ele vejo todas as demais coisas”.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O que Deus pensa sobre música secular?

Para Deus, arte é arte! Parafraseando o grande poeta do grupo baiano Cia do pagode (rsrs...) "tudo que é bonito é pra se mostrar". É claro que digo isso não com licenciosidade, mas no que tange a qualidade. Deus colocou em todos os homens talentos, um lampejo dele para que fique provada o benignidade dele através da Graça comum. Logo através disso, não fica restrito ao cristão o monopólio de compor canções bonitas e com conteúdo por exemplo.

Quem ouve canções como "Redemption song" de Bob Marley, "Samurai" de Djavan, "Monte Castelo" da Legião urbana, "Canção da América" de Milton Nascimento e tantos outros clássicos da chamada música secular se tiver o mínimo de sensibilidade, perceberá que tal construção poética e melódica, só pode vir de Deus, já que bíblia diz claramente que toda boa dádiva, todo dom perfeito vem do alto, do Pai das luzes! (Tg 1.17)

Esse conceito Secular/Gospel é puramente antropomórfico! Para Deus não existe música secular nem gospel, para Deus existe música boa e ruim. Para Deus existe o bom aproveitamento do talento que Ele depositou em nós ou a tragédia que fizemos dele. E isso serve tanto para cristãos quanto para os não cristãos. Serve para o que denominamos de música Gospel/música secular.

Para finalizar, quando o cristão apreciar uma arte ele deve responder antes disso a três perguntas:
  1. Técnica, é de boa qualidade? se não for, jogue fora! a minha lixeira já está sem espaço..
  2. Validade, ou seja, é plágio? se for, esqueça!
  3. Mensagem, a sua mensagem fere princípios bíblicos? apoia a desobediência as ordens divinas? se sim, não compartilhe, não curta, é lixo e Deus ao ouvi-lo irá sentir o mesmo quanto ao povo de Israel, é uma idolatria; agora se a música em nada fere princípios bíblicos, qual o problema? somente tenha o cuidado de não escandalizar.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário