“Eu creio no cristianismo, assim como creio que o sol se levantou; não porque eu o vejo, mas porque por ele vejo todas as demais coisas”.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Diversão e lazer, pode o crente ter? Parte 1


Nesta semana iremos trazer alguns estudos sobre este tema tão polêmico, alguns levam a sério de mais o cristianismo, já outros pensam que a vida é só farra e diversão, vamos tentar achar o ponto de equilíbrio.

Onde a espaço para diversão e lazer no texto sagrado?

Muitas pessoas ficam numa posição difícil, será que posso me divertir e manter a minha comunhão com Deus? Este assunto é tão sério que teve gente na idade média que discutia se era licito, se era aceitável, que um cristão desse risada, porque a idéia do crente dar risada era algo negativo.. A discussão chegava a o ponto de afirmarem que em nenhum ponto a bíblia fala que Jesus sorriu e assim a coisa caminhava nessa direção.

Por que a bíblia não fala tanto sobre esse assunto? Primeiro, não é bem assim, o povo de Israel tinha suas festas, bebiam vinho, as crianças brincavam, há evidências disso, pois a arqueologia achou próximo ao mediterrâneo brinquedos, sendo assim tinha uma vida comum, e haviam muitas festas.. Não devemos esquecer que Jesus foi chamado de comilão e beberrão, justamente por se achar nessas festas em momentos de alegria.. Agora o texto bíblico não vai entrar em detalhes sobre isso, ele as vezes menciona de passagem o que está acontecendo porque o texto não tem esse objetivo, ele também não vai dar aula de culinária pra gente, não entrará em detalhes sobre a construção de uma casa, mas traz consigo a mensagem de que a diversão, o lazer é parte normal da vida cristã.

Para dar um exemplo, onde é que encontramos no texto bíblico a validade da alegria e da diversão, salmo 2, nos primeiros versículos, diz que o Senhor rirá dos seus inimigos, que tentariam se livrar de Deus. No salmo em que Ele criou o leviatã para com ele brincar, ao que parecia um grande patinho na banheira de Deus, então o texto é alegre, divertido, usa da ironia, enfim, os escritos de Paulo também são carregados por essas características, mas o que não podemos admitir é a diversão estar associada ao mal e ao pecado, até porque o ser humano acaba tendo prazer naquilo que ele não deveria e ai sim a diversão ou lazer não é legitimo.

Um texto que defende a seriedade bíblica Provérbios 26.18-19, parece que Deus não está para brincadeira?

É como a gente sempre diz: É brincadeira! O texto não está dizendo que não podemos fazer nenhuma brincadeira, não há nenhuma sugestão nessa direção, como se o rir fosse associado ao mal, o que texto está dizendo é algo realmente muito sério, o que acontece, eu quero enganar uma pessoa, quero agir de má fé, por exemplo, quero fazer um negócio e ao comprar um carro de alguém, o carro custou R$ 50.000,00, assim preencho o cheque e ai eu dou um cheque de R$ 5.000,00, a pessoa na pressa não se atenta aos detalhes e até por confiança guarda e vai embora, depois o sujeito verifica que está errado e lhe procura dizendo: “perai, você me deu um cheque de R$ 5.000,00! Tentando contemporizar ele fala que deu certo, bom, quando sou pego no flagrante e não tem jeito de resolver, nesta situação eu falo: “Não, isso é brincadeira! Eu só fiz isso pra saber se você está com a atenção em dia” então quando alguém engana o outro e é pego no flagrante ele usa desse artifício, evasivamente, ao invés de reconhecer o erro e pedir perdão ele erra ao usar a diversão para o mal, nesse caso sim é necessário seriedade e não brincadeira.

Qual é o lazer que deve ser considerado bíblico?

Já falamos sobre a alegria sendo normal na vida comum de todos nós, o que não podemos é sentir satisfação no mal, se divertir no que é contrário a vontade de Deus é errado, o sujeito cai e quebra a cara no chão, você ri e se diverte tá errado! Entre outros exemplos Colossensses 3 diz que, tudo que é bom, tudo o que é honesto, tudo o que é adequado, se há alguma coisa boa nisso, voltem para ela o pensamento; então essa direção merece deve ser considerada, então veja, eu vou me divertir, vou ver um filme, praticar um esporte, vou nadar, vou passear, então, isso está produzindo alguma coisa boa? Ta edificando? Ta fazendo bem pra mim? Ta prejudicando outra pessoa? Não há regrinha, a bíblia não fala assim: “Olha, isso pode, isso não pode, divirta-se só uma hora e meia” porque é necessário bom senso, consciência e atenção, qualquer coisa, tudo o que a gente faz deve ser para a glória de Deus e para o benefício do próximo e nós mesmos, inclusive a diversão, esse é o parâmetro de devemos considerar no nosso dia-a-dia.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário