“Eu creio no cristianismo, assim como creio que o sol se levantou; não porque eu o vejo, mas porque por ele vejo todas as demais coisas”.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Diversão e lazer, pode o crente ter? Parte 2


Vamos continuar entendendo se a diversão e o lazer combinam com a nova vida do crente ou se são coisas carnais e mundanas que não fazem parte do novo mundo que virá.

Falaremos agora sobre a comédia, um dos produtos da diversão mais queridos de nós brasileiros, e um dos preferidos e fazer sátira das outras pessoas ou como dizem na linguagem popular, tirar um sarro.

A bíblia aparenta ser carrancuda quanto a isso, principalmente quando olhamos para Salmos 1.1, Provérbios 19.29 entre outros versículos que condenam os zombadores, ou os tiradores de sarro, é pecado satirizar?

Pois é, vamos tentar pensar um pouquinho mais sobre essa questão, nós encontramos, como vimos no Salmo 1, que diz que “bem aventurado o que não anda no conselho dos ímpios e que não se assenta na roda dos escarnecedores”, mas o que significa isso? Qual o sentido do salmo 1 e dos diversos exemplos? Mencionamos provérbios, mas existem outros casos de criticas ao zombador, ao escarnecedor, a pessoa que mencionamos e tira sarro.

O que muita gente não sabe é que a bíblia ta querendo ser muito objetiva quando ele está mencionando esses indivíduos, que no hebraico são chamados de Letisim (maneira de se falar em português), esses zombadores não são os zombadores como a gente entende, a pessoa que fica dando risada do outro porque ele pintou o cabelo, ou porque está com o sapato trocado, não é essa a idéia; A idéia que existe no texto, é uma idéia diferente, é a idéia da pessoa que zomba de Deus e da fé, e a pessoa que ridiculariza a relação devida que o fiel tem com Deus, então não é mais assim, vamos dizer zombador, que ri porque a pessoa está com a camisa do avesso, e brincando com outro porque é desligado mesmo fazendo uma coisa destas...

O sentido, portanto, é diferente e como dissemos, a sátira é em muitos casos condenável e problemática, mas ela é recurso até mesmo literário pra mostrar a seriedade de certas situações, quer ver um exemplo, um caso interessante, quando lemos a carta de Paulo aos gálatas, ele ta discutindo com o pessoal da circuncisão, que são aqueles judeus que não estão aceitando que os gentios sejam recebidos na família da fé, sem passarem por todos os rituais do judaísmo tradicional, sendo assim insistem para todo mundo passe por esse ritual, Paulo vai diz que gostaria que esse pessoal se mutilasse, ou melhor, se castrassem, ele tá satirizando dizendo: “Olha, já que eles dizem tanto que é necessário fazer um cortezinho, eu gostaria mesmo é que eles fizessem um corte absoluto!”, você quer uma sátira mais pesada do que esta? E ela está na própria escritura! Mencionamos que o Senhor mesmo irá zombar e rirá daqueles que querem questionar o seu poder, o seu domínio.

Então veja só, a sátira como um recurso para dar uma ilustração forte de um ensinamento pra pessoa que precisa aprender aquele ensinamento, aquele sujeito meio cabeça dura, ela é importante, porque quando você dá um tranco assim a pessoa acorda e enxerga, ele vai perceber as conseqüências da sua falta de senso, falta de sabedoria, então nesse sentido não há problema.

Agora, sátira na maldade, só pra fazer pouco de uma pessoa indefesa, é claro que um negócio desses tá errado! E muito mais quando zombamos daquilo que é sagrado!! Pois zombamos de Deus e daquilo que Ele faz.

2 Reis 2.23-25 traz a experiência de Eliseu, que amaldiçoa os rapazes que zombam dele e são devorados por duas ursas! Isso para alguns é muito cruel, que mal há em brincar com um profeta, nós mesmo já dissemos que a sátira é um recurso bíblico até, mas quando usamos contra Deus, contra um profeta, um líder Deus condena? Será que Deus tem total intolerância a qualquer brincadeira que envolva líderes?

Temos aqui um texto difícil de lidar, em 1º lugar precisamos dizer o seguinte: “nós não sabemos tudo o que está envolvido naquele texto” a impressão que muita gente tem, é que simplesmente umas crianças saíram e deram risada de Eliseu por ele ser careca ou calvo, mas na verdade, primeiro a palavra hebraica não sugere que sejam crianças, são rapazes, então já podemos ter a idéia de ser adolescentes ou um pouco mais velhos, que não tem muito o que fazer e sai por ai dando risada dos outros, a idéia do Antigo Testamento e que uma pessoa que não tem limites, que não respeita autoridade e que não respeita os seus pais, não respeita ninguém e se torna uma ameaça para a sociedade, essa visão é muito diferente no sentido de que quando alguém não aceita parâmetros dos que estão acima dele essa pessoa não tem como conviver adequadamente na sociedade, então esses rapazes ao verem o profeta que provavelmente é conhecido por todo mundo, por suas feituras, eles tem uma atitude tão desrespeitosa, isso sugere um estado espiritual muito mais complicado do que possamos imaginar, trazer isso para os nossos dias e como se de repente surgisse uma autoridade, uma pessoa respeitada na rua e eu aqui começasse a xingar essa pessoa da pior maneira possível, sem nenhuma razão, nenhum motivo, então isso sugere uma situação muito complicada.

Quando vemos uma ação assim por parte de Deus, entendemos que ultrapassaram os limites e nós não temos condição de entender tudo o que está envolvido, isso não significa que você tendo um líder com quem você tem maior intimidade, você brinca com a pessoa, faz uma brincadeira aqui, ali aceitável seja exatamente a mesma coisa!

No caso das ursas e do profeta Eliseu, ali sim há elementos mais sérios que estão envolvidos e que a primeira vista não se percebe com facilidade.

O simples fato de contar piadas era muito condenado na idade média e até mais recentemente, o humor por si só deve ser considerado uma perda de tempo? Freqüentar ou estrelar os chamados Stand-ups ou outros espetáculos de comédia é algo condenável para o cristão?

Nós podemos falar sobre essa questão de contar piadas, das comédias, o humor existe como uma realidade que faz parte do ser humano, isso está presente em nós com naturalidade, uma criança dá risada de certas coisas, ela acha algo engraçado, e não há nenhum problema com o humor.

Isso é inclusive fator predisponente em muitas personalidades (inclusive esse que vos fala), tem gente que tem uma facilidade de brincar, de ta sempre de bom humor e isso faz parte do cotidiano.

Não é fato de que, e modo nenhum, espiritualidade se opõe a idéia de humor, de alegria, o que a gente tem de considerar de novo são os dois elementos importantes: uma coisa é envolver o humor com o pecado e outra coisa é simplesmente ter o humor, e um outro problema é o que a gente sabe muito bem, é ter o humor como uma arma perversa para prejudicar os outros, que a gente conhece muito bem, a famosa brincadeira de mal gosto, não há nada de condenável no humor por si só!

É possível fazer comédia cristã?

Não há nenhum problema, como mencionado, o salmo 2, Deus mesmo rindo dos pagãos e ímpios que fazem pouco dEle e como Paulo escreve de uma maneira há tirar risos de quem está lendo o texto, há muitos textos que abrem espaço para o bom humor da própria revelação da escritura sagrada, se encontramos isso na própria escritura, não razão de que não possamos fazer nenhuma coisa que seja sensata, que tenha o seu devido padrão e que seja suficientemente engraçada, aliás é até muito útil do ponto de vista pedagógico para que as pessoas aprendam com mais eficiência.

Até a próxima!

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